sábado, 29 de agosto de 2020

29 DE AGOSTO


 29 de Agosto de 1958...essa data sempre será lembrada por nós, fãs e súditos desse rei da música pop mundial que nos deixou a 11 anos... 

Negro, pobre, talentoso!

Michael Joseph Jackson era seu nome, predestinado a brilhar desde os 5 anos de idade, um talento nato, de berço, uma raridade diante dos artista fabricados pela indústria com prazo de validade determinado que se substituem dia a dia. Michael foi além, sobreviveu a infância e reinou absoluto por décadas com sua música, dança, genialidade!

Negro ou Branco? Homem ou Mulher?

Envolto em polêmicas esse artista incomum nos fez viajar nos temas de seus álbuns que viraram uma trajédia grega misturada as histórias de Peter Pan. Verdade ou Mentira?

Como ser humano, cometeu seus erros e foi acusado de outros tantos, 

Como artista, foi invencível!

O melhor de todos!

E, aos 50 anos, em 2009, partiu para Terra  do Nunca!

Mas o nunca, jamais existiu! Ele continua por aqui, presente graças ao seu legado, um tesouro irretocável e majestoso que perdurará por muitos e muitos anos a fio.

Em 2019, a Exposição 10 Anos 100 Michael Jackson estava sendo montada para mostrar um pouco desse enigmático artista que conquistou uma fiel legião de fãs mundo afora, dentre eles, eu! Sandro J. Kitt, que em Camaçari - Bahia/Brasil, atuei por 10 anos como cover do ídolo e publiquei 2 livros independentes. Por motivos pessoais, profissionais e, por conta dessa pandemia mundial, infelizmente, não foi possível realizar este evento. Porém, numa hora oportuna, a "aglomeração" vai acontecer e reunir familiares, amigos, artistas locais e fãs desse ícone da cultura pop mundial afim de conhecer a coleção MAGIA que, por 35 anos, reúne itens diversos sobre a trajetória do eterno rei do pop.



Quem viver verá!

Até lá!


Sandro J. Kitt

quinta-feira, 25 de junho de 2020

11 anos depois...


Em 1979 ele saiu "Do outro lado do muro" e tocou o "Terror"; 
Uns diziam que era "Mau", outros, que era "Perigoso" mas
a "História" tratou de mostrar que, apesar de ter
"Sangue na pista de dança", era "Invencível".

Parace irônico mas os títulos dos álbuns da fase solo/adulta de Michael Jackson - comparado
a sua vida turbulenta - acabam trazendo coicidências sobre seu apogeu, quando estava pronto para ganhar o mundo.

            
Ele saía, de fato, DO OUTRO LADO DO MURO (Off The Wall/79) para mostrar quem era e muitos não acreditaram...então, tocou o TERROR (Thriller/82) e acabou de uma vez com a concorrência em todos os aspectos. 

Amo esses álbuns, a negritune plena e o talento nato; as raìzes de Michael em seu melhor momento criativo que conquistou uma legião de fãs mundo afora, feito eu!

Tempos depois, cantou a bravata "Quem é MAU?" (Bad/87) em sua nova fase e foi taxado como tal por aparecer "branco" na capa do sucessor do álbum mais vendido do mundo.

Os críticos disseram uma vez que, se Michael estive negro na capa de Bad, com certeza o recorde de Thriller seria quebrado pois é uma obra prima do pop mas essa fase me permitiu atuar como cover do ídolo e me caracterizar de forma convincente.

O pior estava por vir e uma grave acusação iria por sua carreira em risco; ele agora era PERIGOSO (Dangerous/91) e estava sendo caçado pelo mídia e pelo mundo. 

É uma pena que Dangerous tenha vindo numa época de tanta atribulações pois tinha começado muito bem...é o meu preferido desde a capa até a música JAM, que me fascina desde a primeira vez que ouvi.

Mas a HISTÓRIA (HIStory/95) voltou a ser contada (e cantada!) afim que se conhecesse o ser humano que havia por trás da celebridade quando dizia: "antes de me julgar tente me amar". 

E, amar a discografia de Michael Jackson é muito fácil. Quem não acompanhava o astro e se deparou com esse albúm majestoso, luxuoso, grandioso, - onde literalmente visita seu passado, presente e futuro - rapidamente  correu para adquirir os anteriores, tenho certeza. HIStory, em especial, tenho como um troféu em casa!


Mas já havia SANGUE NA PISTA DE DANÇA (Blood on the dance floor/97) e após dois processos, polêmicas, difamações, humilhações...o astro foi INOCENTADO.

Esse foi o inferno astral de Jacko às vésperas de lançar o seu trabalho mais adulto, mais impactante! Uma pena que o foco se virou para o julgamento do século e só os fãs e poucos amantes da música podem entender o mais diferente dos álbuns e a intenção de inovar no concorrido mercado fonográfico mundial. 

A essa altura, quem mais, na face da terra, iria voltar e se autoploclamar INVENCÍVEL? (Invencible/2001) senão nosso eterno Rei do Pop?

Se não fossem os escândalos a campanha milionária em torno deste lançamento iria levar o Rei do Pop a bater de frente com a líderes da parada pois ele tinha bala na agulha, coragem e nome forte que fazia a concorrência tremer na base. Pena que - em virtude de ser seu último lançamento pelo selo - a Sony Music não atendeu as exigências do cantor e boicotou seu lançamento. 

Ainda assim Invicible é um álbum de respeito com belíssimas baladas e a impactante Umbreakable que seria a carro chefe (!?) Marca os 30 anos de carreira de Jacko e acabou sendo o último de inéditas em vida... 

O fato é que, 11 anos se passaram mas "ELE" continua reinando por aqui, pois quem é lembrando nunca morre! Os fãs não esquecem!

Sandro J. Kitt









terça-feira, 16 de junho de 2020

HIStory - 25 anos


HIStória!

Essa é  palavra chave;
Que define tudo o que aconteceu durante todos esses anos.
Envolvido e fascinado por um ser humano...
Diferente?!
Poucos entendem isso.
Chamam de doença, fanatismo!
Eu chamo de "MAGIA"!

O texto acima faz parte do meu 1º livro independente entitulado 
"Definitivamente HIStória" 
e conta minha trajetória artística a frente do 
Grupo de Dança Cover Show Michael Jackson por 10 anos.
Bons tempos!

A História "dele" já faz parte da minha trajetória como fã, colecionador, cover e escritor;
Tudo isso eu devo a ele; todos nós, que trocamos as ruas, as drogas, a violência, em prol da arte deve uma vida artística a quem nos inspirou e sou grato e feliz por isso. Feliz em poder ter feito parte da HIStória (indiretamente, claro!) de um dos maiores e mais completos artistas do nosso tempo. 

Eis que, depois de Off The Wall, Thriller, Bad, Dangerous...é a vez de HISTORY 
completar 25 anos de lançado e esta marca sempre é celebrada pelo espólio, 
gravadora e fãs de Michael Jackson mundo a fora.

HIStory é um álbum majestoso - duplo na versão cd e triplo na versão lp - e trás o passado, o presente e o futuro de Jackson em sua melhor forma. Não poderia de deixar registrado essa comemoração e a melhor parte: lembrar o legado desse artista inesquecível enquanto aguardamos suas canções inéditas, que devem gerar outros grandes lançamentos, rodeados de uma superprodução; afim de provar que "ele" continua reinando por aqui..e fazendo HISTÓRIA!

Sandro J. Kitt


quinta-feira, 2 de abril de 2020

PANDEMIA

Corona Vírus...
"PANDEMIA"
Como prever?
O que mais podia acontecer?
Evitar Aglomerações/Multidões/Público!
Evitar abraço, beijo, aperto de mão...
Manter distância padrão...

Como não se aproximar de pessoas num evento que deve reunir, familiares, amigos (digo, amigos de longa data, do passado, da infância dos tempos que iniciei minha trajetória artística!), conhecidos, admiradores, parceiros, patrocinadores...dentre outros?

Essa exposição tem essa finalidade! Reunir pessoas! Pessoas queridas que fizeram e/ou fazem parte da minha vida como artista Camaçariense. Pessoas que tenho saudades, que passaram por momentos adversos na minha trajetória. Pessoas que ainda encontro na rua e dizem:

Ouvi ou vi algo de Michael Jackson e lembrei de você! Ainda coleciona?

Não são poucas!

Ainda mandam mensagem nas redes sociais, guardam uma revista ou um recorte por que sabem que continuo a reunir e aumentar meu acervo com o mesmo carinho e dedicação de sempre; é o meu hobby há mais de 30 anos; prazeroso acompanhar e rever esse amontoado de relíquias batizado por mim de "Coleção Magia" pois me encanta até hoje!

 A Exposição 10 Anos 100 Michael Jackson é uma espécie de "Túnel do tempo" que vai nos trazer aqueles bons tempos que vivemos lá atrás, na década de 80! Quanto tínhamos quase nada e fazíamos de tudo para realizar eventos sem apoio de ninguém (digo das autoridades competentes - ou seria "in"? - pois amigo ajudava amigo, artista ajudava artista, conhecidos se prontificavam à ajudar e os projetos aconteciam! E era prazeroso ver toda aquela movimentação afim de realizar o projeto do outro! Coisa que raramente se vê hoje em dia! Os tempos eram outros!

O que o município não disponibilizava a gente conseguia, na raça!
Por que somos sonhadores e sonhos não morrem! Por isso somos ARTISTA!
Infelizmente, mais uma vez, a exposição fica em segundo plano;
Desta vez por conta de um problema global.
Então, resta a nós, seres humanos, orar!
Orar e tentar, ao menos, fazer o bem, de alguma forma, fazermos, ao menos
"a nossa parte" que é se cuidar e cuidar "do outro".

Sabemos que o mundo não para pois o capitalismo dita o que devemos fazer
e, manipulados pela NECESSIDADE, somos obrigado a ceder e fazer
com que a máquina continue girando...
Vocês sabem do que estou falando!

Se ainda não for desta vez, um dia, creio, a humanidade irá reclamar e agir
de fato, a ponto de promover uma mudança de verdade!
Infelizmente somos vítimas desse sistema que nos escraviza e nos esfrega na cara
uma politicalha suja enquanto nos contentamos em assistir e aceitar acreditando que
"SÓ DEUS" irá nos fazer justiça!
E, se Deus é por nós,quem será contra nós?
O mundo?

Então, se o mundo pára, não produz e se os governantes não olham por nós somos
obrigado a trabalhar pois o trabalho, o emprego, o salário é muito mais importante que
 nossa saúde, a saúde da nossa família e se contente com isso e vá trabalhar feliz!
É o que dizem e tem que ser assim!

Tem que ser?

Então, vamos fazer nossa parte!
Trabalhar ou se tiver em isolamento social se cuidar e cuidar dos idosos, das crianças, da família!
Essa postagem de hoje reflete a nossa atual realidade e não quando será a exposição ADIADA - OU CANCELADA? - pela terceira vez, por que a coisa é séria! Muito séria!
E poucos estão dando a devida importância!
Infelizmente!

A boa notícia é que ainda existem seres humanos na terra e fazem a diferença doando tempo, atenção, alimentos, carinho (sem abraço!), amor (sem beijo!), mantendo a devida distância e...dinheiro!
Ah! O dinheiro! Não é tudo mas ajuda um bocado!
Muitos doaram dinheiro!


Inclusive o espólio de Michael Jackson, através da sua fundação Heal The World (Curar o Mundo)  fez a sua parte doando uma quantia para o combate ao corona vírus e isso, com certeza, nos deixa muito feliz! Mas tem muita gente morrendo no mundo e isso é muito triste!
Países, grandes potências mundiais estão em situação preocupante e isso nos leva a pensar 
no Brasil...será que tem condições de passar por isso? Conhecendo a incompetências dos nossos governantes, ao despreparo dos orgãos inerentes como a saúde (principalmente!), educação, segurança e tudo aquilo mais que já sabemos...já existe um colapso no dia-a-dia, imagine numa pandemia global! Fora o que se esconde da nação. Preocupante!

Tememos!
Mas temos fé!
Fé em Deus!

E devemos seguir nos cuidando, nos higienizando, evitando o  contato mas...
em casa, como evitar o carinho dos filhos, o abraço e beijo da esposa, da mãe, dos avós...

Como passar a quarentena trabalhando e voltando á família enclausurada?

Dentre tantas informações e fake news espalhadas nas redes sociais
 uma "sugestão me chamou atenção:

Artistas e pessoas anônimas se unem numa corrente de orações mundo á fora e,
no Brasil, às 18 horas, devemos nos ajoelhar e pedir pelo mundo...

Comecei!

 Não vou dizer que sou um reloginho e não perco um dia mas, tento!
E oro com minha esposa e filha quando não esqueço. Verdade!
É a saída que temos!

 Pedir a Deus uma solução pra nossa situação, da nossa casa,
da família, amigos, desconhecidos, do bairro, da cidade, do país, do mundo!
Faça sua parte!


Deus é por nós e vamos sair dessa!

Ai vamos pensar no que vem depois por que o amanhã a Deus pertence!
E amanhã é um novo dia e tudo será diferente!

Obrigado a todos que acompanham este blog!

Deus abençoe!

Sandro Jorge


quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Em 2020...



2020!
Ano Novo, Projeto antigo...
Por quê o tempo é curto mas o sonho permanece e nós (artistas ou não) vivemos de sonhos!
O Exposição 10 Anos 100 Michael Jackson faz parte da Trilogia Ponto Final; um projeto que foi se formando tempos após o lançamento do meu 2º livro (Ponto Final/2011), afim de trazer de volta os bons momentos que vivemos outrora. Claro que, se acompanha este blog, deve estar por dentro do que "vem por ai" em algum momento propício à realização pois os tempos são outros mas a obrigação sempre vem antes da diversão! 


A "obrigação" nada mais é que, o essencial a nossa vida: saúde, família, trabalho, obrigações do dia a dia que, no rumo que seguem, despejam obstáculos quando o assunto é achar tempo (e dinheiro!) para realizar mais um sonho de artista!

Quem me conhece sabe que, apesar de estar, artisticamente aposentado, as idéias surgem quando vasculho as gavetas e vejo projetos saltando, pedindo para vir á tona pois nunca é tarde para realizá-los...

Então, 10 anos se passaram desde o Tributo que realizamos na Praça Desembargador Montenegro (centro de Camaçari - BA) em 2009, para comprovar o quanto Michael Jackson foi significativo na minha vida e na vida de milhares de fãs espalhados mundo afora. A presença maciça do grande público que lotou a praça é prova disso!


Ano após ano, fomos relembrando a saudade desse enigmático artista postando um pouco do que tínhamos acesso afim de informar aos amigos e admiradores que também me acompanham nessa trajetória como fã, colecionador e cover. Sou muito agradecido por isso e me sinto realizado por tudo que conquistei até aqui, como artista independente consegui ir além do que imaginava.

O tempo passou e continuo a colecionar; a juntar recortes de jornais e revistas que -  após 35 anos de dedicação - faz do meu acervo, a maior coleção da região metropolitana. Todo esse material fica num cômodo da casa e atiça a curiosidade de quem nos visita;


MAGIA, a coleção, só saiu de casa em 02 ocasiões:
Em 2005 e em 2011, no lançamento dos meus livros (Definitivamente História/Ponto Final) independentes que falam dessa minha admiração por Michael Jackson, da minha trajetória artística, dos shows que realizei, da coleção (claro!) , do próprio artista e do autor da obra, uma proeza pois da ideia até a realização, somados, foram 15 anos para tê-los em mãos e dizer: foi eu que escrevi!


Então, voltando a "Trilogia" (vasculhe este blog e saiba mais!), eis que uma das atrações é a exposição da minha coleção particular. E esses 10 anos de saudades só aumentam as expectativas e a criatividade de como organizar mais um evento diferente do que estamos habituados a ver na terra do axé!

Andei pesquisando e vendo muitas homenagens e exposições que retratam o eterno Rei do Pop das mais diversas formas; vi o que tinha em mãos e resolvi que também podia trazer o meu ponto de vista de tudo que mantenha naquele cômodo e que me trás tanto prazer e realização. Então...por que não? 

A Exposição 10 anos 100 Michael Jackson trata dessa relação Fã/Ídolo que mantenho a 35 anos sem data de vencimento trazendo toda a genialidade de um tipo de artista extinto do mundo pois não mais veremos alguém como "ele" e como tantos outros (Beatles/Elvis/Hendrix/Whitney Houston/Fredie Mercury...dentre outros) que nos deixaram carentes da boa música e das grandes e inesquecíveis apresentações. 

As ideias vieram e logo fui rabiscando inúmeras possibilidades para compor esse evento que, tenho certeza, será prazeroso pra quem curte e diferente pra quem tem a curiosidade de se aventurar no mundo criativo desse enigmático artista. De cara, após alguns anos "desejando", consegui adquirir um valioso item que terá seu lugar de destaque na exposição que não aconteceria sem a cereja do bolo!
Alguns cenários também serão confeccionados com o auxílio do meu irmão LBS (ADR Grafite e Arte) que vai trazer aquele toque especial ao evento para retratar as fases de Jacko e seu majestoso legado.


Inicialmente, como já foi dito, pensamos no mês de junho/2019 mas a data em questão remetia aos festejos juninos então foi descartada. Então, o mês de Agosto/2019 era perfeito! Mas, por questões de saúde tivemos que abordar mesmo sem ter uma data divulgada...

Nos meses seguintes as obrigações profissionais foram colocadas em primeiro plano pois a diversão sempre fica pra depois...uma satisfação foi dada em forma de vídeo divulgado nas redes sociais e direcionadas aos que já nos acompanham por aqui.

Agora, com a maré baixando, voltam os preparativos pois não se trata de transferir os itens de um lugar para outro; existe uma logística e um planejamento que envolve despesas e pessoal para que tudo dê certo!

É isso!

Na hora certa, a divulgação será maciça e todos saberão quando e onde vai acontecer este evento diferente que trás 100 ítens em exposição e uma temática única ao olhar de um fã.

Agradeço antecipadamente pelo carinho e atenção dos amigos e admiradores que confirmaram presença e apoiam meus eventos desde sempre!

Muito Obrigado e até lá!